O setor de agronegócios representa mais de 21% da economia do Brasil. Produtos como açúcar e etanol são alguns dos destaques produzidos no país que movimentam o setor. E, assim como qualquer campo atual, a agroindústria tem evoluído e atingido outros patamares com a tecnologia.

Na Ferrari Agroindústria, produtora de cana-de-açúcar, açúcar e álcool em Pirassununga, no interior de São Paulo, o investimento em tecnologia tem se tornado um diferencial principalmente nos últimos cinco anos. “Todas as usinas precisam de tecnologia para plantar melhor, colher melhor, entregar um produto melhor. São tecnologias de logística, plantio, colheita, para extrair o máximo possível da cana para produzir todos os subprodutos, além da tecnologia para produzir energia a partir do bagaço da cana”, contou Sandro Bizi, Supervisor de TI da Ferrari Agroindústria.

O uso de tecnologias para otimizar a produção e melhorar a eficiência com menos recursos vem da necessidade de manter os negócios competitivos em um setor que depende muito de fatores climáticos e que também é influenciado pela economia interna do país. Portanto, a Usina Ferrari, como é popularmente conhecida, se viu inserida em um cenário da agroindústria 4.0, com a necessidade de lidar com as complexidades da economia digital, como a gestão de todos os seus dados, que cresceram nada menos do que 30% em dois anos.

Solução da Veeam

Organizada em desenvolvimento, suporte e infraestrutura, a área de TI da Ferrari Agroindústria optou pela solução Veeam Backup e Replication para obter uma gestão inteligente de dados. “Nosso foco é no negócio da empresa e em alta disponibilidade. Sempre pensando dessa forma, backup era um assunto bem crítico, porque tínhamos solicitações de restauração que demandavam muito tempo, nossa solução anterior era muito lenta e não estava mais atendendo às nossas necessidades”, disse Sandro Bizi. “Com a nossa infraestrutura totalmente baseada em servidores virtuais, precisávamos de uma tecnologia no mesmo nível.

A BS4IT desenvolveu uma prova de conceito com a solução e fiquei bastante entusiasmado com os resultados obtidos, pude comprovar que ela é realmente fantástica.”

A solução da Veeam protege os mais de 40 servidores virtuais e informações críticas da Ferrari Agroindústria, que incluem os sistemas de Recursos Humanos, sistemas agrícolas e industriais, ERP, entre muitos outros. Entre eles, estão ferramentas importantes especializadas nas informações de entrada da cana-de-açúcar e produção. “São sistemas críticos que cuidam de toda a vida da usina. O mais crítico, também sob os cuidados da Veeam, é o banco de dados, que contém todas as informações da empresa, dados históricos de mais de 20 anos que não podem ser perdidos. Se ocorrer algum problema com o equipamento, é possível comprar outro, mas as informações precisam estar bem guardadas”, disse Bizi.

A BS4IT, parceira ProPartner Platinum da Veeam com escritórios em Ribeirão Preto e São Paulo, foi responsável pela venda e implementação do Veeam Backup e Replication e oferece também um serviço de valor agregado à Usina Ferrari, com uma pessoa dedicada para verificar e controlar a solução da Veeam. “Ser parceiro da Veeam é ter certeza que a solução ofertada ao cliente era funcional e eficaz. Foi um grande desafio desenvolver o projeto em um ambiente com inúmeras variáveis e com um alto grau de complexidade, onde a disponibilidade era um fator crítico. O resultado final foi gratificante e trouxe muita tranquilidade ao cliente, disse Fernando Della Torre, arquiteto de soluções na BS4IT.

Se antes as informações não estavam sempre disponíveis e demoravam horas para serem restauradas em caso de incidentes, hoje a velocidade de recuperação é um dos principais benefícios da solução da Veeam citado pela Ferrari Agroindústria. Segundo Sandro Bizi, se houvesse um problema em um servidor, eram necessárias oito horas para restaurá-lo para que as pessoas voltassem às atividades. Hoje, um servidor é restaurado em apenas dez minutos. “É uma diferença absurda, não há comparação, a solução é realmente superior”, comentou.

O Resultado

  • Velocidade sem precedentes em restauração
    Em caso de qualquer incidente, o tempo de restaurar um servidor diminuiu de oito horas para apenas dez minutos.
  • Proteção completa de todo o ambiente
    Confiança de que todos os dados da empresa estão seguros, o que compreende desde os sistemas administrativos, passando por sistemas agrícolas e industriais, além do banco de dados.
  • Gestão simplificada de dados
    Com um crescimento constante de seus dados, a Usina Ferrari simplificou a gestão de suas informações com a Veeam para fortalecer sua presença na agroindústria 4.0.

Fonte: Veeam