Olá, tudo bem?

Hoje vamos falar sobre a antiga regra de proteção de dados 3-2-1. Primeiro vamos voltar no tempo e lembrar que a regra de backup 3-2-1 não veio do mundo de TI. A primeira pessoa que pensou nesse conceito foi um fotógrafo chamado Peter Krogh. Backups, da mesma forma como as fotos, não podem ser perdidos e devem ser guardados de maneira que não se perca nenhum deles. Sendo assim, Peter desenvolveu o conceito 3-2-1 que já está muito bem difundido no mercado de tecnologia e proteção de dados.

Porém a Veeam foi além e aprimorou o conceito para o que conhecemos como a regra de backup 3-2-1-1-0.

Antes de mais nada é valido destacar que as regras se aplicam a qualquer cenário backup, proteção de dados e redução de falhas. Sendo assim ajuda a sanar dúvidas de como e onde armazenar seu backup.

 

A regra 3-2-1-1-0 significa que você deve:

· Ter pelo menos 3 cópias dos seus dados

Além dos dados no ambiente de produção é orientado que você tenha pelo menos 2 cópias desses backups gerados isoladamente evitando qualquer risco de falha ou que 1 deles esteja corrompido.

 

· Armazenar estas cópias em 2 mídias diferentes

As mídias de armazenamento possuem durabilidades destintas e podem oferecer seus próprios riscos como falha mecânica, durabilidade ou até mesmo falha magnética. Por isso, é prudente que você armazene o backup em 2 mídias diferentes para que caso uma falhe, a outra possa suportar e salvar seus dados.

 

· Manter 1 cópia de backup fora do site de produção

Se acontece um desastre no prédio aonde os dados dos seu negócio são mantidos, tem grande chances do seu backup ser comprometido juntamente com os dados de produção. Pensando nisso a melhor prática orienta que além das cópias de backup, também seja feita uma cópia do backup fora do local principal do seu negócio. Armazene em uma filial, data center ou até na nuvem, o ideal é que essa cópia se mantenha apartada das demais em uma outra estrutura.

 

· 1 cópia em mídia offline

Aqui orienta-se que a cópia esteja em uma mídia separada e desconectada do ambiente, ou seja em um equipamento que não seja alcançável facilmente, um equipamento que esteja desligada na maior parte do tempo, uma fita fora do drive ou tape library. Caso sua empresa não tenha capacidade de manter esta mídia sob essas condições é orientado que esta cópia seja imutável. A mídia imutável permanece resguardada mesmo sob ataque de ransomware ou anomalia na rede.

· 0 erros depois da verificação do backup e restauração

Aqui a orientação é que os seus dados mais sensíveis sejam eles aplicações, active directorys, servidores de arquivo, bancos de dados entre outros sejam testados periodicamente para que não haja erros e a parte mais sensível da organização esteja segura.

 

A BS4IT é parceira platinum da Veeam que oferece além de uma interface fácil e gerenciamento simplificado, uma funcionalidade onde é possível testar esses backups através do Sure Backup, garantindo que não haja erros no que é mais sensível para o seu negócio.

 

Ajudamos diversas empresas através da nossa experiência em TI, orientando quanto as melhores práticas do mercado. Converse com nossos especialistas e saiba quais são as melhores estratégias para o seu backup.