O DESAFIO
Há cerca de dois anos, a diretoria desafiou o time de TI da Veracel a acelerar o processo de transformação digital da empresa. Dessa forma, a jointventure formada pela Stora Enso e Suzano, duas das maiores produtoras de papel e celulose, iniciaram naquele momento um esforço estratégico para criar alicerces da Indústria 4.0.
A Veracel conta com 3,5 mil colaboradores diretos e indiretos, mantém operação 24×7 em 200 mil hectares no sul da Bahia e processa até 1,1 milhão de toneladas de celulose por ano. Por isso, para atingir suas metas, a empresa precisava otimizar processos.
O plano buscava uma solução de infraestrutura tecnológica capaz de reduzir a latência e aumentar o desempenho do data center, apoiando operações cada vez mais automatizadas na cadeia produtiva.
O projeto também tinha como objetivo unir as áreas de tecnologia da informação (TI) e tecnologia para automação (TA), que até então atuavam separadamente. Com isso, a Veracel modernizou suas frentes de tecnologia, garantindo manutenção da excelência operacional, redução de custos e aumento da qualidade.
Até então, a companhia mantinha dois data centers para sistemas de TI e um terceiro dedicado às aplicações de TA. Pensando na Indústria 4.0, o time da Veracel buscou parceiros capazes de fornecer infraestrutura robusta para automação, alta disponibilidade, confiabilidade, baixa latência e desempenho sem falhas.
A migração exigia tecnologia confiável para sustentar a jornada digital e garantir altos níveis de serviço. “Temos basicamente um só produto, a celulose. No final do dia, isso significa que nossa produção não pode parar”, explica Rodrigo Gonçalves, gerente de TI responsável pelo projeto.
Como a planta apresenta altos níveis de automação, os níveis de serviço são críticos e as respostas precisam ser rápidas e precisas.
A SOLUÇÃO
Depois de analisar cinco fornecedores de tecnologia, a companhia escolheu a infraestrutura de data center FlashStack. Essa solução convergente baseada em servidores Cisco UCS e armazenamento flash da Pure Storage, para unificar os ambientes de TI e TA.
A BS4IT Soluções apoiou todo o projeto. “Buscamos uma solução aderente ao desafio apresentado. Nossos arquitetos analisaram a necessidade da companhia e adequaram o projeto às nuances”, comenta Alex Almeida, diretor comercial da integradora, que unificou todo o ambiente em dois data centers que operam 24×7.
A solução permitiu à Veracel consolidar sistemas de tecnologia e automação em um ambiente 100% virtualizado, incluindo equipamentos críticos, desde a planta fabril até o core corporativo que roda no SAP. Dessa forma, a empresa eliminou paradas para manutenção e reduziu expressivamente o Capex.
Entre os resultados, a Veracel reduziu a latência de 100 ms para 1 ms, aumentando significativamente a agilidade em processos complexos. Além disso, a companhia diminuiu o espaço físico em 400%, usando apenas um rack em cada data center.
Além disso, a empresa acelerou o fornecimento de relatórios e sistemas críticos. Em um mês de uso, reduziu de 5 para 3,3 TB a massa de dados da produção. Desse modo, o tempo para implementar novos servidores caiu drasticamente. Agora, o time de TI leva apenas 5% do tempo necessário anteriormente.
FEEDBACK CLIENTE
“Hoje, a Veracel roda em um ambiente altamente resiliente, com disponibilidade consistente, e estrutura de proteção de dados muito robusta”, cita Almeida, da BS4IT Soluções, reforçando que o ambiente de data center considerou fortemente a necessidade de disponibilidade de negócios, apresentada pelo cliente.
A facilidade de implementação e simplicidade de gerenciamento permitiu à companhia fazer uma virada bastante tranquila para o novo ambiente. Dessa forma, o principal objetivo do projeto foi alcançado: manter dois data centers ativos, sem qualquer risco de interrupção na fábrica. Também houve eliminação de custos de manutenção de migração homogênea do SAP, de equipamentos e de certificação periódica. Além do ambiente de data center, com servidores UCS, a Cisco também apoia a Veracel em sua jornada digital com toda a parte de tecnologias de rede industrial e corporativa, além de soluções de segurança.
“A opção por essa solução está alinhada com a estratégia da companhia, que, dentro do processo de transformação digital, é suportar os processos através de inovação gerando valor para o negócio”, comenta Márcio Luiz Veiga, CFO da Veracel.
Fonte: Cisco